Armazéns da Família da Prefeitura de Curitiba vendem repelente para prevenção à dengue

Armazéns da Família da Prefeitura de Curitiba vendem repelente para prevenção à dengue
Os Armazéns da Família estão ofertando repelentes devido o aumento nos casos de dengue. Curitiba, 02/02/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Publicado em 15/02/2024 às 18:06

A prevenção é a melhor atitude para combater o avanço da dengue em Curitiba. Além do cuidado básico de eliminar água armazenada que pode se tornar possível criadouro do Aedes aegypti, usar repelentes também ajuda a se proteger do temido mosquito. Uma boa notícia é que os Armazéns da Família, da Prefeitura de Curitiba, também vendem o produto.

O repelente corporal da marca No Inset está sendo comercializado nos Armazéns da Família por R$ 10,25. Podem comprar os cadastrados no programa.
O produto protege contra mosquitos e pernilongos, inclusive o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e é testado dermatologicamente antes de estar à disposição das pessoas nos armazéns.

A população pode encontrar o repelente em todas as 35 unidades do Armazém da Família na cidade, administrados pela Prefeitura de Curitiba, pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Números

No boletim informativo preliminar da dengue, que cobre o período de 1 a 23 de janeiro deste ano, Curitiba totalizou 92 casos confirmados de dengue – 11 são autóctones, ou seja, em que a contaminação aconteceu na cidade. Na semana anterior, eram 42 casos confirmados, com três autóctones.

No ano de 2023, foram contabilizados 659 casos confirmados de dengue em Curitiba, dos quais 32 eram autóctones.
Prevenção

Curitiba mantém alerta constante, durante todo o ano, para evitar a circulação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, o Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS realiza vistorias (inclusive com o uso de drones) e faz monitoramento com armadilhas para o inseto (ovitrampas e mosquitraps).

Há, ainda, ações pedagógicas, bloqueios epidemiológicos em áreas com focos positivos e casos da doença, LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), conforme diretriz do Ministério da Saúde, e, ainda, um extenso cronograma de mutirões de limpeza do Curitiba sem Mosquito.

Tópicos